Todos os petianos , juntos com o Tutor Sergio Serra do PET-SI no dia 10/09/2018 realizaram uma ação de extensão no Colégio Fernando Costa, com a finalidade de apresentar o curso de Sistemas de Informação e a área de computação da UFRRJ para os estudantes do ensino médio. Houve uma participação ativa dos alunos terceiro e do segundo ano ao longo de toda a apresentação, os petianos conseguiram mostrar de forma divertida, como é cursar Sistemas de Informação, os mitos e verdades sobre a profissão de T.I. e também as carreiras que um profissional da área pode atuar. Além disso, também foi amostrado programas de atividades extracurriculares que a Universidade proporciona, como tutorias, Iniciação científica, e o PET.
Vale ressaltar, que também foram apresentadas algumas oportunidades para estudantes da área da computação e agroecologia, como o projeto do Opensoils. No final da apresentação foram divulgados os aplicativo desenvolvidos pelo o PET-SI seus alunos, como o LIBRASTI, um aplicativo que tem como principal objetivo de incluir os deficientes auditivos na área da computação com jargões de T.I. em libras, o SEROGUIDE aplicativo desenvolvido pelo petiano Felipe Klinger, que é um guia completo dos estabelecimentos e serviços da cidade de seropédica, o outro aplicativo foi FarmaJusta uma aplicação voltada para a população brasileira, que poderá consultar o teto do preço de venda, regulamentado pela legislação, de medicamentos nas farmácias e drogarias do país de uma forma mais fácil e prática,desenvolvido pelos petianos Gustavo Garcia, Larissa Paiva e Ana Clara.
A atividade de extensão em colégios locais permite que o PET-SI da UFRRJ aproxime seus petianos com os alunos de nível médio, fortalecendo os laços de companheirismo e formação de novas lideranças.
O PET-SI agradece a direção e a coordenação do Colegio Fernando Costa pela oportunidade e saúda a grande participação dos alunos na apresentação e espera acolher os estudantes do Fernando Costa no curso de Sistemas de Informação futuramente.