PET-SI e UFRJ estão desenvolvendo novo jogo educativo
18 de outubro de 2022
O PET-SI da UFRRJ e Laboratório de Farmacobotânica da Faculdade de Farmácia da UFRJ estão desenvolvendo um novo jogo didático-pedagógico. O projeto é destinado primordialmente à alunos do ensino fundamental com o propósito de trazer conhecimento sobre botânica e sanar curiosidades dos alunos a medida que o jogador avança nas fases relacionados à 6 áreas: Raiz, Caule, Folha, Flor, Fruto e Semente.
Dessa forma, o jogo será baseado em perguntas e respostas, em que cada tema citado acima será decidido por meio de uma roleta ao clique do jogador no botão, e em cada questão serão distribuídas quatro opções de múltipla escolha, com somente uma verdadeira.
A proposta fundamental do projeto, portanto, é que os professores em sala de aula consigam estimular os alunos a aprenderem mais sobre os temas botânicos de uma forma lúdica, ao mesmo tempo que proporciona uma visão mais ampla para o docente sobre os assuntos com maior dificuldade encontrada pelos alunos.
Além disso, por se tratar de um jogo digital feito para ser jogado na WEB é possível que muitos estudantes não tenham acesso a essa tecnologia, e nesse sentido o grupo planeja futuramente desenvolver o jogo também em forma física.
Participantes:
Coordenação docentes Ana Vieira (LabFBot – FF/UFRJ) e Sérgio Serra (PET-SI – UFRRJ), reúne os alunos de graduação Ana Paula Ribeiro (LabFBot e Farmácia UFRJ), Thiago Siqueira (PET-SI e Sistemas de Informação – UFRRJ), Gabriel Lima Prisco Madureira (PET-SI e Sistemas de Informação – UFRRJ), aluna de doutorado Mariana Souza (PPG-CiAC – NUPEM-UFRJ) e egresso de graduação Pedro Vieira (Agronomia – UFRRJ).