Alunas do PET-SI da UFRRJ são finalistas em competição estudantil internacional.
Nos últimos meses, o PET-SI da UFRRJ participou ativamente da Competição Estudantil China-America Latina de 2024: Desafio para Redução da Pobreza (China-Latin America 2024 Youth Challenge to Alleviate Poverty – https://china-latinamerica2024.org). Diversos grupos de estudantes de graduação e pós-graduação de vários países se juntaram para criar projetos inovadores com o objetivo de combater e reduzir a pobreza no mundo e nos países da América Latina.
Nosso grupo era composto por duas petianas Isabelle Rizzo (UFRRJ) e Sarah Borrete (UFRRJ), pelo aluno de graduação Guilherme Rivas (FeMASS) e pelo doutorando Alfredo Manhães (PPGI/UFRJ). O grupo foi um dos 9 selecionados para apresentarem suas propostas na fase final da competição, que ocorreu nos dias 15, 16 e 17 de agosto no Forum de Ciência e Cultura da UFRJ. A competição foi apoiada pela UFRJ e pela Universidade de Tsinghua, uma das maiores da China e uma das melhores do mundo em reputação acadêmica. A cerimônia de premiação contou com a presença do Embaixador Chinês no Colégio de Altos Estudos da UFRJ na Praia Vermelha.
De acordo com Isabelle: “essa experiência foi muito desafiadora e engrandecedora. Pensar numa proposta viável e benéfica para combater a pobreza em diferentes contextos não é uma tarefa fácil, mas com o grupo trocando conhecimentos e opiniões chegamos em uma ideia muito legal. A apresentação no dia 18 foi um grande desafio para mim. Ter que apresentar nossa proposta para várias pessoas tão importantes, e ainda em inglês definitivamente me deixou nervosa. Apesar do nervosismo, apresentamos nossa proposta e ficamos muito felizes com o produto final. Eu fico muito alegre e grata de ter tido essa oportunidade, realmente foi uma experiência única e que me trouxe muito aprendizado!”
Nas palavras de Sarah, “a experiência foi uma oportunidade única e enriquecedora. A proposta da competição estudantil internacional não é algo fácil de se desenvolver, e trabalhar em grupo para pensar em algo para solucionar esse problema foi uma algo gratificante. Além disso, ainda tivemos a oportunidade de mostrar nossos potenciais para professores de uma das melhores universidades da China, o que abre muitas conexões. Foi uma experiência insubstituível!”
Segundo o tutor do PET-SI da UFRRJ, professor Sergio Serra, foram inscritos 3 grupos de alunos petianos da UFRRJ, os grupos eram mistos e compostos por petianos, graduandos e doutorandos. Segundo o tutor, esse tipo de interação é essencial pois permite que os petianos participem de novas experiências acadêmicas e vivenciem o significado do tríade ensino-pesquisa-extensão na prática.