O PET-SI participa do evento de inclusão para surdos
25 de julho de 2017
O II Encontro do FESAI-RJ teve como objetivo fomentar a discussão e inclusão dos novos termos e ensino de TI no meio dos surdos. O evento foi sediado na Universidade Veiga de Almeida Campus Tijuca e contou com a participação do tutor Sergio Serra e os petianos Felipe Calé e Pedro Benassi onde juntos apresentaram a aplicação móvel LibrasTI, desenvolvida pelo PET-SI.
O evento contou com um amplo público de ouvintes e não ouvintes, bem como a presença do representante da startup Signa que desenvolve cursos de tecnologias voltadas a comunidade surda dispondo da sua metodologia e material totalmente em Libras e ASL (Língua de Sinais Americana).
O PET-SI, mantendo sua tradição de atividades de extensão, teve a oportunidade de participar da sessão de abertura, onde apresentou o aplicativo (gratuito) LibrasTI.
Diversos palestrantes surdos apresentaram suas apresentações em PPT e Libras, discutiram-se as possibilidades no mercado de trabalho da comunidade surda na área de TI bem como empreendedorismo e apresentação de outros projetos super interessantes.
Além disso foram organizadas oficinas também para a definição coletiva de novos sinais que representem de forma significativa os termos de TI para os surdos no qual a FESAI atua como produtora desses termos regionais no Estado do Rio de Janeiro.
O PET-SI agradece ao convite do Professor Wagner docente de Libras da UFRRJ para participar desse enriquecedor evento e também agradece a calorosa recepção promovida por Joaquim Amado, coordenador da FESAI-RJ.
O PET-SI deixa aqui um desejo. No III FEASI estaremos presentes com novidades tecnológicas inclusivas para a comunidade surda brasileira.